18 de out de 2010

OS RECURSOS VISUAIS


OS RECURSOS VISUAIS

         O Recurso Visual promove uma melhor assimilação do ensino
O Recurso Visual torna o ensino claro, possibilitando uma melhor compreensão e assimilação. Também os usamos para tornar a  aula atrativa, participativa e agradável.
Podem ser eles: gravuras, cartazes, boneco de reciclagem, fantoches, avental, flanelógrafo, quadro de pregas, teatros de mesa, maquetes, um simples objeto... O importante é que este traga clareza sobre o que você está ensinando para as crianças.
É preciso ter bom censo não use um recurso que não tem nada haver com o que você esta ensinando, não trará clareza e sim confundirá a criança.

Os Recursos Visuais auxiliam na disciplina
Numa aula bem preparada com os recursos adequados, manejados adequadamente pelo professor, a indisciplina ocorre com menos freqüência do que numa aula "sem graça".
Até o aluno mais indiferente vai parar para ver e ouvir se o que estiver sendo exposto for atraente aos olhos, então ele ouvirá e esse é o nosso papel, fazer com que eles ouçam e ouvindo creiam nos ensinamentos bíblicos.

O ambiente em que as crianças se encontram também contribui para assimilação do ensino
Sua sala de aula pode ser um recurso favorável, ou não, ao processo ensino-aprendizagem.
Faça um teste: Dê aulas para um grupo de crianças em uma sala de aula sem nenhuma decoração, depois dê outra aulapara a mesma turma em uma sala decorada (mesmo que a decoração seja simples) observe em qual sala você terá uma melhor participação.

DICA
O professor que deseja fazer da sua aula um momento de "Aprendizagem bíblica" deve enriquecê-las com recursos visuais.
Podendo usar visuais em todos os momentos da sua aula: Ensinando versículos, ensinando cânticos, em períodos especiais, principalmente na lição bíblica.
E não se esqueça a presença e o uso da Bíblia na sala é o nosso melhor recurso visual!

Nenhum comentário :

Postagens recentes