27 de out de 2010

Lição: Dorcas



Tema do dia: Ajudando por amor.
Base Bíblica: Atos 9.36-43
Objetivos:

-Alistar maneiras com que a igreja pode desenvolver um programa de assistência social.
-Descrever o que ela mesma pode fazer para ajudar o próximo, por amor a Jesus.
-Compreender que a igreja é uma agência de ajuda ao próximo, seja da comunidade ou não
.
Versículo para memorizar: “Coisa mais bem aventurada é dar do que receber”. Atos 20:35b

Sugestão para contar a história: Mostre às crianças várias peças de roupas, em seguida distribua entre as crianças, peça-lhes para vestirem ou trocarem com outros colegas, caso não sirva. Coloque todos em semicírculo e pergunte a eles se  conhecem quem precisa de roupas, quem precisa de nossa ajuda.Fale que podemos ajudar aos outros sem ir longe de casa.


HISTÓRIA BÍBLICA

Dorcas

Dorcas era uma senhora da igreja em Jope. Uma crente muito dedicada que amava a Deus. Dorcas ajudava muito aos pobres de sua cidade;ela sempre estava disposta a amenizar a vida triste que eles levavam. Ela era muito boa costureira e havia dedicado esse dom a Deus. Ela passava suas horas costurando para os pobres.
Essa atitude de Dorcas alegrava muito a Deus, e aos pobres. Aconteceu porém, que um dia quando Dorcas acordou não estava se sentindo bem. Estava doente e com o passar dos dias foi só piorando e chegou a morrer.
Que faremos sem Dorcas?
Durante o velório os cristãos receberam  a notícia de que Pedro, discípulo de Jesus, estava ali perto. Eles enviaram dois homens para buscá-lo. Quando eles o encontraram, explicaram tudo o que acontecera e eles voltaram rapidamente.
Logo que Pedro chegou à  casa de Dorcas, os pobres cercaram-no  e chorando mostraram as roupas que haviam  ganho, e quanta falta ela estava fazendo.
Pedro pediu que todos saíssem e pôr-se de joelhos ao lado do corpo de Dorcas e orou para que Deus a ressuscitasse . Quando terminou de orar,  Pedro disse:
-“Dorcas, levanta-te”.
Ela abriu os olhos e quando viu Pedro sentou-se na cama.Ele, ajudando-a, chamou a todos para entrarem. Dorcas está viva!
Essa notícia se espalhou por toda a cidade e muitos creram em Jesus. Os pobres ficaram alegres porque tinham sua amiga de volta. E durante os anos que Dorcas viveu a mais, ela continuou a ajudar aos pobres.
 .
APLICAÇÃO PARA HOJE:
Pergunte às crianças se elas entenderam como dorcas ajudava aos pobres.Relacione Dorcas à igreja daquela época e, às crianças a igreja hoje. Pergunte às crianças como elas podem ajudar as pessoas hoje. Leve-as a entenderem que como Dorcas usava seu talento de costurar para ajudar ao próximo, elas também podem fazer algo por amor a Jesus.

Nenhum comentário :

Postagens recentes