18 de out de 2010





JOGOS E BRINQUEDOS COM SUCATAS


A IMPORTÂNCIA DO BRINQUEDO

Os jogos, brinquedos e brincadeiras fazem parte do mundo da criança, o brincar está presente na humanidade desde seu início.Brincar é uma atividade natural, espontânea e necessária para a criança, sendo uma peça importantíssima na sua formação.

SUCATA

A sucata é essencial para a atividade infantil, mas é necessário alguns cuidados.Não é todo material descartável que a criança pode brincar; esse material deve estar limpo, organizado e não oferecer perigo. Ou seja é preciso destinguir sucata de lixo. Para a construção de jogos ou brinquedos com material de sucata o essencial não é o objeto em si, mas o que ele pode oferecer.


BRINQUEDOTECA
A brinquedoteca é um espaço destinado a facilitar o ato de brincar.É um espaço que se caracteriza por possuir um conjunto de brinquedos , jogos e brincadeiras, oferecendo um ambiente agradável, alegre e colorido. A primeira brinquedoteca surgiu em 1934 em Los Angeles.

VAMOS FAZER JOGOS E BRINQUEDOS?

QUEBRA-CABEÇAS:

MATERIAL: caixas de remédio, um desenho bem colorido, estilete e cola.

DESENVOLVIMENTO:
Arrumar as caixas, que podem ser de tamanhos diferentes, de maneira que formem um retângulo grande.Na altura as caixas devem ser iguais.Numerar as caixas na ordem que se formou o retângulo e, em seguida colar as caixas sobre o verso do desenho.
OBS: ao passar cola nas caixas procure espalhá-la bem para não enrrugar o papel. Depois de seco, com um estilete recortar na linha em que forem unidas as caixas, formando assim as peças do quebra-cabeça.

AMPULHETA

A ampulheta é um instrumento de medida, composto de dois recipientes iguais.
MATERIAL: recipiente plástico, areia e cola.
DESENVOLVIMENTO: selecionar os recipientes iguais. Colocar areia em um deles. Colar as duas tampas, fazer um furo nas duas tampas coladas. Fechar os dois recipientes com as tampas. Medir com o relógio, o tempo que a areia passa de um recipiente para o outro. Anotar nas extremidades dos dois recipientes o tempo.

BILBOQUÊ

O jogo de bilboquê consiste em fazer movimentos de modo que as bolinhas caiam em um recipiente menor.
MATERIAL: garrafa plástica descartável, tampa plástica, bolinhas de gude, fita adesiva e cola.
DESENVOLVIMENTO: Cortar as garrafas plásticas em duas porções de tamanhos diferentes, de modo que a do gargalo fique menor.Imbutir uma na outra de forma invertida. Colocar as bolinhas no recipiente.Fechar a parte inferior com uma tampa de pote plástico de tamanho adequado. Colar todas as partes individualmente.Arrematar com fita adesiva colorida.

Nenhum comentário :

Postagens recentes